Questões discursivas - Biologia Geral

1. O japonês consome em média 70,6 kg de peixe por ano. Há mais de 9 mil anos, o japonês captura peixes para complementar sua alimentação. Os peixes são animais vertebrados, com membros transformados em nadadeiras. São classificados em peixes ósseos e _________________.

RESPOSTA: Cartilaginoso.

2. É SER VIVO, ENTÃO TEM DNA! Seja japonês ou brasileiro, animal ou bactéria. Em qualquer organismo estudado, sempre encontraremos neste DNA o pareamento de quais bases nitrogenadas?
RESPOSTA: Adenina com Timina e Citosina com Guanina.

3. Outro produto muito consumido pelos japoneses em sua alimentação é o arroz. A folhagem da planta apresenta nervuras paralelas, a raiz em cabeleira. Constituindo portanto exemplo de uma ________________________.

RESPOSTA: Monocotiledônia.

4. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo de  24/06/2004 , o Japão aprovou a clonagem humana de embriões. Porém, não só por uma questão moral, mas pela atual incapacidade técnica, continua sendo uma loucura clonar seres humanos. A clonagem é o processo natural ou artificial em que são produzidas cópias fiéis de outro indivíduo. Com isso, podemos dizer que em uma colônia de bactérias encontramos diversos clones de um indivíduo? Sim ou Não?

RESPOSTA: Sim.

5. Kani-kama é um tentador item da cozinha nipônica. O kani é, na verdade, uma massa de carne de peixe processada industrialmente, que fica com sabor parecido com o de caranguejo, animal este que faz parte do Filo dos Artrópodes. Todo os animais deste Filo apresentam três características em comum: Patas articuladas, corpo segmentado e ...


RESPOSTA: Exoesqueleto quitinoso

 

6. Um grupo de cientistas japoneses desenvolveu uma nova vacina para tratar vários tipos de câncer. As vacinas são sustâncias capazes de ativar uma resposta que defenda o organismo ante um ataque determinado. O organismo do paciente desenvolve proteínas chamadas “anticorpos” que destroem o microrganismo.  A ação das vacinas é dita então _________________________.

RESPOSTA: Preventiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário