Questões de vestibular - Biologia geral II

1. (Unesp julho/2008) Um estudante de biologia, ao observar uma amostra de água, encontrou uma ameba viva. Em seu relatório, escreveu: “O animal observado é um eucarioto, apresenta o corpo formado por muitas células e não possui uma forma definida, que altera sua conformação constantemente. Sua locomoção ocorre através de expansões do corpo, denominadas pseudópodes.”
A descrição do aluno está
a) errada, pois a ameba não é considerada um animal e é unicelular.
b) errada, pois a ameba é um procarioto e é unicelular.
c) certa, pois o aluno descreveu corretamente todas as características do animal.
d) parcialmente certa, pois errou apenas ao dizer que a ameba é formada por muitas células.
e) parcialmente certa, pois errou apenas ao dizer que a ameba é um eucarioto.

2. (Unesp julho/2008) Os esportes radicais são atividades muito difundidas entre os jovens e têm recebido crescente atenção da mídia, inclusive com veiculação pela televisão. Uma característica deles, utilizada na sua propaganda, é a capacidade de induzir um aumento na produção de adrenalina nos participantes. Indique a alternativa que descreve corretamente o local de produção e a ação da adrenalina.
a) Pâncreasvasoconstrição, sudorese e elevação do nível de açúcar no sangue.
b) Hipófise – vasodilatação, aumento na freqüência dos batimentos cardíacos e dilatação de pupilas e brônquios.
c) Supra-renais – vasodilatação, sudorese e dilatação das pupilas.
d) Hipófise – redução no volume sanguíneo, redução na pressão sanguínea sistêmica e elevação do nível de açúcar no sangue.

e) Supra-renaisvasoconstrição, aumento na freqüência dos batimentos cardíacos e elevação do nível de açúcar no sangue.

4. (Mackenzie julho/2008) A vacinação é um dos meios mais eficientes de prevenção de várias doenças. Existem vários tipos de vacinas, sendo que algumas devem ser tomadas em dose única e outras necessitam de reforço. Assinale a alternativa correta a respeito da vacinação.
a) As vacinas aplicadas em dose única são aquelas que previnem doenças que acometem a pessoa uma vez na vida, como caxumba e rubéola.
b) Como os adultos têm o sistema imunológico mais eficiente, não necessitam tomar vacinas.
c) As vacinas são elaboradas com fragmentos do agente causador, ou com o agente inativado ou atenuado. Em todos os casos não há, em decorrência da vacinação, possibilidade de contaminação da pessoa com o agente causador.
d) A inoculação de um agente causador de uma doença estimula a produção de células de defesa e anticorpos. Quando a pessoa for exposta ao agente ativo, a resposta será mais eficiente.
e) A produção de vacinas envolve também a retirada de anticorpos produzidos em outros animais, para melhorar a resposta imunológica em seres humanos.

5. (FUVEST 2008) – Considere o diálogo abaixo, extraído do texto “O sonho”, de autoria do poeta e dramaturgo sueco August Strindberg (1849 – 1912):

Inês: - És capaz de me dizer por que é que as flores crescem no estrume?
O Vidraceiro: - Crescem melhor assim porque têm horror ao estrume. A idéia delas é afastarem-se, o mais depressa possível, e aproximarem-se da luz, a fim de desabrocharem... e morrerem.

O texto acima descreve, em linguagem figurada, o crescimento das flores. Segundo o conceito de nutrição vegetal, é correto afirmar que o estrume:

a) não está relacionado ao crescimento da planta, já que a fotossíntese cumpre esse papel.
b) fornece alimentos prontos para o crescimento da planta na ausência de luz, em substituição à fotossíntese.
c) contribui para o crescimento da planta, já que esta necessita obter seu alimento do solo, por não conseguir produzir alimento próprio por meio da fotossíntese.
d) é indispensável para a planta, já que fornece todos os nutrientes necessários para o seu crescimento, com exceção dos nutrientes minerais, produzidos na fotossíntese.
e) fornece nutrientes essenciais aos processos metabólicos da planta, tal como o da fotossíntese.

6. (Unifesp 2006) Segundo as idéias de Darwin, uma espécie selvagem transmite ao longo das gerações as características que lhe favorecem a sobrevivência em determinado ambiente. (Veja, 10.08.2005.)
Para que a afirmação seja verdadeira, é necessário que essas características sejam
a) constantes na população, dominantes, e estejam correlacionadas à sobrevivência do indivíduo.
b) afetadas pela seleção natural, genéticas e de maior freqüência na população.
c) dominantes, proporcionem sucesso reprodutivo e apresentem alta variabilidade.
d) transmissíveis à descendência, inalteráveis pelo ambiente e estáveis nas gerações.
e) variáveis na população, herdáveis, e estejam correlacionadas ao sucesso reprodutivo.

7. (Mackernzie 2008) Recentemente um grupo de pesquisadores anunciou ter obtido sucesso na utilização de terapia gênica para tratar um tipo de cegueira hereditária, denominada amauros congênita de Leber, que pode ser causada por um par de genes autossômicos recessivos. A cegueira ocorre em consequência de deficiência em um dos pigmentos responsáveis pela absorção de luz na retina. A respeito desses fatos, considere a afirmativa abaixo:
I. Esse tipo de tratamento se baseia na inoculação de um gene em um dos cromossomos da pessoa afetada. Ua vez inserido, o gene passa a funcionar, permitindo que a pessoa volte a enxergar.
II. A luz absorvida pelos pigmentos da retina é tranformada em impulsos nervosos que são conduzidos para o nervo óptico.
III. Se uma pessoa foi tratada e recuperou totalmente a visão, ela não tem probabilidade de ter filhos com a doença.

Assinale:
a) se todas forem corretas
b) se somente I e III forem corretas
c) se somente I e II forem corretas
d) se somente II e III forem corretas
e) se somente I for correta

8. Cada cromátide de um cromossomo é uma longa molécula de ______________, associada a proteínas. Essa molécula é formada por unidades chamadas ______________, que por sua vez são compostas por uma base nitrogenada que se liga a um açucar do tipo ______________ e este a um fosfato. São quatro os tipos de bases nitrogenadas, entre os quais a ______________.
Os espaços podem ser preenhidos correta e respectivamente por:
a) RNA... nucleotídeos... ribose.... timina
b) RNA... ácidos ribonucleicos... ribose... uracila
c) DNA... nucleotídeos... desoxirribose... uracila
d) DNA... nucleotídeos... desoxirribose... timina
e) DNA... ácidos desoxirribonucleicos... desoxirribose... uracila

9. (UNIFESP 2008) Uma planta A e outra B, com ervilhas amarelas e de genótipos desconhecidos, foram cruzadas com plantas C que produzem ervilhas verdes. O cruzamento A x C originou 100% de plantas com evilhas amarelas e o cruzamento B x C originou 50% de plantas com ervilhas amarelas e 50% verdes. Os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente,
a)Vv, vv, VV
b)VV, vv, Vv
c)VV, Vv, vv
d)vv, VV, Vv
e) vv, Vv, VV

10. Observando plantas de milho, com folhas amareladas, um estudante de agronomia considerou que essa aparência poderia ser devida à deficiência mineral do solo. Sabendo que a clorofila contém magnésio, ele formulou a seguinte hipótese: “As folhas amareladas aparecem quando há deficiência de sais de magnésio no solo”. Qual das alternativas descreve um experimento correto para testar tal hipótese?
a) Fornecimento de sais de magnésio ao solo em que as plantas estão crescendo e observação dos resultados alguns dias depois.
b) Fornecimento de uma mistura de diversos sais minerais, inclusive sais de magnésio, ao solo em que as plantas estão crescendo e observação dos resultados dias depois.
c) Cultivo de um novo lote de plantas, em solo suplementado com uma mistura completa de sais minerais, incluindo sais de magnésio.
d) Cultivo de novos lotes de plantas, fornecendo à metade deles, mistura completa de sais minerais, inclusive sais de magnésio, e à outra metade, apenas sais de magnésio.
e) Cultivo de novos lotes de plantas, fornecendo à metade deles mistura completa de sais minerais, inclusive sais de magnésio, e à outra metade, uma mistura com os mesmos sais, menos os de magnésio.

11. “Para compor um tratado sobre passarinhos é preciso por primeiro que haja um rio com árvores e palmeiras nas margens. E dentro dos quintais das casas que haja pelo menos goiabeiras. E que haja por perto brejos e iguarias de brejos. É preciso que haja insetos para os passarinhos. Insetos de pau sobretudo que são os mais palatáveis. A presença de libélulas seria uma boa. O azul é importante na vida dos passarinhos porque os passarinhos precisam antes de ser belos ser eternos. Eternos que nem uma fuga de Bach.”
De passarinhos. Manoel de Barros

No texto, o conjunto de elementos, descrito de forma poética em relação aos passarinhos, pode ser associado, sob o ponto de vista biológico, ao conceito de
a) bioma.
b) nicho ecológico.
c) competição.
d) protocooperação.
e) sucessão ecológica.

12. Existe um produto que, aplicado nas folhas das plantas, promove o fechamento dos estômatos, diminuindo a perda de água. Como conseqüência imediata do fechamento dos estômatos,
I. o transporte de seiva bruta é prejudicado.
II. a planta deixa de absorver a luz.
III. a entrada de ar atmosférico e a saída de CO2 são prejudicadas.
IV. a planta deixa de respirar e de fazer fotossíntese.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.



RESOLUÇÃO - Biologia - Comentado

1. Alternativa A. A ameba é um protista, eucarionte e unicelular.

2. Alternativa E. As supra-renais ou adrenais produzem o hormônio adrenalina, cuja ação principal é preparar o organismo para situações de estresse.

3. Alternativa A. Poríferos – ósculo; Cnidários- Sistema nervoso difuso; Platelmintos- Cisticercose; Nematelmintos – Wuchereria bancrofti; Moluscos – Rádula; AnelídeosVentosa e clitelo; Artrópodes – Espermateca; Equinodermos – Marinhos; Cordados – Fendas faríngeas.

4. Alternativa D. A inoculação da vacina introduz antígenos do agente causador, estimulando a resposta do sistema imunitário do receptor.

5. Alternativa E. A decomposição da matéria orgânica presente no estrume disponibiliza nutrientes minerais necessários aos processos metabólicos dos vegetais, tal como a fotossíntese.

6. Alternativa E: Segundo as idéias de Darwin, existe uma variedade de características dentro da população. Os indivíduos com características favoráveis ao ambiente sobrevivem à seleção natural e transmitem essas características aos seus descendentes (sucesso reprodutivo).

7. Alternativa C. A afirmativa III esta incorreta porque a pessoa continua a ter os genes defeituosos, que poderão ser transmitidos aos descendentes.

8. Alternativa D. A alternativa D aponta os termos que preenchem corretamente as lacunas do texto.

9. Alternativa C. A análise dos cruzamentos e dos descendentes permite concluir que a planta A, produtora de ervilhas amarelas, e homozigota (VV), já que seu cruzamento com a planta C, de ervilhas verdes (vv) resultou em 100% de individuos de ervilhas amarelas. A planta B, também produtora de ervilhas amarelas é, por sua vez, heterozigota (Vv), já que seu cruzamento com a planta C produziu descendentes amarelos e verdes.

10. Alternativa E. Experimentos normalmente buscam comparar situações diferentes sob condições controladas para confirmar ou não determinada hipótese. No caso do exercício deve-se cultivar novos lotes de plantas, como maneira de padronizar o experimento, e colocar uma parte dele em condições normais (controle) e a outra parte sob as condições que testarão a hipótese (ausência de magnésio). Se for verificado o mesmo comportamento encontrado no ambiente a hipótese é aceita.

11. Alternativa B. No texto são citadas as condições que o autor julga necessárias para manter os passarinhos. É um conjunto necessário para que esses animais desempenhem suas funções naturais, então falamos do nicho que esses pássaros ocupam.

12. Alternativa B. Com o fechamento dos estômatos fica prejudicada a troca de gases (III), se não há saída do vapor de água o transporte da água através do xilema também fica prejudicado (I).

Um comentário: