Recuperação Contínua - Genética II

01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam.
Homozigoto: alelos iguais (AA ou AA)
Heterozigotos: alelos diferentes (Aa)

02- (FAAP-SP) Dê um exemplo de retrocruzamento.
Retrocruzamento refere-se ao cruzamento de um descendente com qualquer um de seus genitores e tem sido reconhecido como um importante método de melhoramento, utilizado para a obtenção de materiais genéticos superiores, obtidos pela transferência de um ou poucos genes, de uma fonte não-recorrente.

03- (FUVEST-SP) Nos porquinhos da Índia, a pelagem negra é dominante sobre a pelagem branca. Um criador tem um lote de porquinhos-da-índia negros, com o mesmo genótipo. O que deve fazer para descobrir se esses animais são homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta.
Deverá fazer cruzamento com outro animal homozigoto recessivo e analisar o resultado, pois se o animal em questão for homozigoto, nascerão todos com a característica dominante e heterozigoto, entretanto se for heterozigoto, nascerão 50% de homozigoto recessivo e 50% de heterozigoto.

04- (FUVEST-SP) Uma planta heterozigota de ervilha com vagens infladas produziu por autofecundação descendência constituída por dois tipos de indivíduos: com vagens infladas e com vagens achatadas.
a) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser heterozigoto?
b) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser homozigoto?

Pois ao realizar a autofecundação de uma planta heterozigota (Aa X Aa), se obterá 25% de AA, 50% de Aa e 25% de AA.
a) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser heterozigoto?
50% de ser heterozigoto.
b) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser homozigoto?
50% de ser homozigoto (25% de ser homozigoto dominante e 25% de ser homozigoto recessivo)

05- (Fuvest-SP) Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C) também pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do gato A com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O que a análise desses resultados nos permite concluir?
Que o gato preto (A) é heterozigoto, a gata (C) também é heterozigota e a gata (B) é homozigota, pois no caso do gato A com a gata C obteve-se 2 filhotes recessivos para a característica, portanto os pais são heterozigotos.Com a gata B a progênie foi 100% para a característica dominante, concluindo que a gata B é heterozigota.

06- (PUC-SP) No homem, a sensibilidade ao PTC é devida a um gene dominante P e a insensibilidade, ao seu alelo p; o uso da mão direita é devido a um gene dominante C e o da mão esquerda, ao seu alelo c. Um homem canhoto, sensível ao PTC, casa-se com uma mulher destra, também sensível. O casal tem 4 filhos canhotos, sendo 2 sensíveis e 2 insensíveis. Qual o genótipo do casal?
O genótipo do casal é: Homem (Ppcc) X PpCc (mulher), pois se o casal tem filhos canhotos e a mãe é destra, logo a mãe deve ser heterozigótica para essa característica. Já em relação a sensibilidade ao PTC, o casal é sensível, mas como nasceram filhos sensíveis e insensíveis , ambos são heterozigóticos.

07- (UFRN) Resultam das modificações produzidas pelo meio ambiente, que não chegam a atingir os gametas, não sendo por isso transmissíveis. O texto acima refere-se aos caracteres:
a) hereditários
b) dominantes
c) genotípicos
d) adquiridos
e) recessivos

08- (UFSCAR) O que é fenótipo?
a) é o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente
b) influi no genótipo, transmitindo a este as suas características
c) é o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo
d) é o conjunto de características de um indivíduo
e) é o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo

09- (Sta. Casa-SP) Dos conhecimentos abaixo, o único que Mendel possuía quando realizou as experiências que deram origem à genética era:
a) a relação genes-cromossomos
b) a existência de cromossomos no núcleo celular
c) o processo de reprodução dos vegetais
d) a natureza química dos genes
e) o processo da meiose

10- (CESGRANRIO-RJ) As células de um indivíduo, para um determinado locus, apresentam o mesmo gene em ambos os cromossomos homólogos. Esse indivíduo é denominado:
a) Homo ou heterozigoto
b) heterozigoto
c) heterogamético
d) homozigoto

e) haplóide

Nenhum comentário:

Postar um comentário