Recuperação Contínua - Genética I

Recuperação Contínua - Genética I



1. Qual a diferença entre:

a) DNA e gene;
b) Homozigoto e heterozigoto
c) Dominante e recessivo
d) Fenótipo e genótipo


2. Com suas palavras descreva:

- 1ª Lei de Mendel


3. Com relação ao sistema ABO/Rh, responda:

a) Quais os problemas de um paciente A+ receber uma transfusão sanguínea de um doador AB+?
b) Por que pais B+ podem gerar filhos O-?
c) Por que todos podem receber sangue O-, mas nem todos podem receber O+?
d) Descreva o processo da eritroblastose fetal.



Respostas:



1.a) GENE: É uma seqüência menor de bases hidrogenadas capaz de definir uma característica de um ser vivo. Existe um gene para a cor dos olhos, outro para a tamanho dos pés, um terceiro para o altura entre outros...Seu tamanho é de 0,4 micrômetro (algo como a metade do diâmetro de um fio de cabelo).

DNA: É a seqüência completa de bases hidrogenadas, é o conjunto de genes. O DNA contém toda a informação genética de um ser vivo. Curiosidade: Se você retirasse os DNAs presentes em todas as células do corpo humano e os esticasse em seqüência, eles formariam uma fita de 6 bilhões de km — ou 40 vezes a distância entre a Terra e o Sol.
1. b) Homozigoto: quando os alelos são iguais (ex.: aa ou AA), o caso os gametas podem conter apenas um tipo de alelo. Heterozigoto: alelos diferentes (Ex.: Aa), os gametas podem conter alelos A ou a.
1. c) Quando uma característica é dominante ela é representada pela letra maiúscula, quando recessivo é representada pela letra minúscula. Na presença de uma característica dominante a característica recessiva desaparece, mesmo quando aparece em heterozigose.
1. d) Genótipo: (do grego genos, originar, provir, e typos, característica), genes que o ser vivo possui. Fenótipo: ((do grego pheno, evidente, brilhante, e typos, característico) são as características expressas que serão apresentadas pelos seres vivos.

2. 1ª Lei de Mendel: Lei da Segregação dos Fatores. “Cada característica é determinada por dois fatores que se separam na formação dos gametas, onde ocorrem em dose simples”.

3. a) O paciente A+ pode reagir e produzir anticorpos anti-B atacando diretamente os antígenos B presentes nas hemácias do doador AB+.
3. b) Porque os pais podem ser heterozigotos para o sistema ABO e Rh. (IBi x IBi e Rh x Rh).
3. c) Porque no sistema Rh o genótipo negativo (rr) é recessivo em relação ao positivo, as hemácias do tipo O, não apresentam antígenos, sendo assim, doador universal.
3. d) eritroblastose fetal (do grego eritro, "vermelho" e blastos, "germe", "broto") fetal, também é conhecida como doença de Rhesusdoença hemolítica por incompatibilidade Rh ou ainda doença hemolítica do recém-nascido é quando o sangue de um feto é aglutinado pelos anticorpos do sangue da mãe (sofre hemólise). Pode ocorrer em mães Rh - com filhos Rh +.  (Mais informações Clique aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário