Resumo - Filo Artrópoda

Artrópodes


1.     Artrópodes: o grupo mais numeroso

Os artrópodes são dotados de pernas arti­culadas, daí sua denominação. Constituem o mais vasto grupo zoológico, abrigando quase 900 mil espécies conhecidas e adaptadas para a vida na terra, no solo, em água doce e salgada. Compreendem:
-  insetos — como traça, piolho, mosca, borboleta, joaninha;
- crustáceos — como camarão, siri, lagosta, craca;
- aracnídeos — como aranha, escorpião, carrapato;
- quilópodes — como centopéia, ou lacraia;
- diplópodes — como embuá, ou piolho-de-cobra.

1.1. Características gerais dos artrópodes

Os artrópodes têm pernas articuladas, com juntas móveis, são triblásticos, celomados e dota­dos de simetria bilateral.
O corpo desses animais é segmentado e divi­dido em três partes: cabeça, tórax e abdome. Pode ocorrer fusão da cabeça com o tórax e, nesse caso, o corpo apresenta-se dividido em cefalotórax e abdome.
Os artrópodes são portadores de exoesqueleto resistente, que contém quitina, um polissacarídeo. Nos crustáceos é comum o exoesqueleto apre­sentar-se impregnado de sais de cálcio.
O exoesqueleto é produzido pela epiderme e limita o crescimento do animal; por isso ocorrem mudas ou ecdises, fenômeno em que o animal troca o exoesqueleto velho e limitante por um outro novo e "folgado", que permite a continuidade do crescimento (Figura 12.1).
Os artrópodes apresentam sistema digestório completo, com boca e ânus. A excreção ocorre através de diversas es­truturas, conforme o grupo. Nos insetos, essas estruturas podem ser representa­das pelos túbulos de Malpighi; nas ara­nhas, pelas glândulas coxais; nos crustá­ceos, pelas glândulas verdes. A respiração pode ocorrer por meio de brânquias, traquéias ou pulmotraquéias. Todas essas estruturas excretoras e respiratórias dos artrópodes serão estudadas detalhadamente em aulas posteriores, dedica­dos à fisiologia animal.

Os artrópodes são geralmente dióicos, com sexos separados. A fecundação é geralmente interna e o desenvolvimen­to pode ser direto ou indireto.








Figura 1. As curvas ilustram a diferença de crescimento entre os animais em geral e os artrópodes. A curva I representa o padrão de crescimento contínuo; a curva II mostra o processo de crescimento descontínuo nos artrópodes. Na foto, uma cigarra livrando-se do velho esqueleto, que não lhe serve mais. Uma vez formado, um exoesqueleto não cresce e, por isso, precisa, periodicamente, ser descartado e trocado por outro de tamanho maior (http://www.coseac.uff.br e http://www.brasilescola.com)


1.1. Classificação dos artrópodes

O quadro abaixo mostra as classes principais em que se dividem os artrópodes e suas principais características:

Características
Insecta
Crustacea
Arachnida
Chilopoda
Diplopoda
Hábitat principal
terrestre
água salgada ou doce
terrestre
terrestre
terrestre
Desenvolvimento
direto ou indireto
direto ou indireto
direto (exceto carrapatos)
direto
direto
Divisão do corpo
cabeça, tórax e abdome
cefalotórax e abdome
cefalotórax e abdome
cabeça e tronco
cabeça, tórax e abdome
Número de pernas
seis (hexápodes)
variável
oito (octópodes)
muitas: presença de um par em cada anel
muitas: presença de dois pares em cada anel
Antenas
um par (díceros)
dois pares (tetráceros)
ausentes (áceros)
um par (díceros)
um par (díceros)
Respiração
traqueal
branquial
pulmotraqueal
traqueal
traqueal
Exemplos
barata, pulga, percevejo, cupim
caranguejo, craca, camarão, tatuzinho-de-jardim
aranha, carrapato, escorpião
centopéia, ou lacraia
embuá, ou piolho-de-cobra


1.1.1.     Insetos

Os insetos constituem o grupo de animais terrestres mais numeroso; há cerca de 800 mil espécies adaptadas para explorar os mais variados tipos de hábitat (Figura 12.2).



Figura 2. Exemplos de insetos diversos: respectivamente, joaninha, libélula, louva-a-deus e barata (www.wildlife-artworks.com, static.howstuffworks.com, www.antigravitas.com e www.big927fm.com).

Características gerais dos insetos

Observe a Figura 12.3.



Figura 12.3. Morfologia externa e interna do gafanhoto (http://universe-review.ca).


Os insetos são predominantemente terrestres e apresentam o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, além de três pares de pernas e um par de antenas.
As pernas são estruturas especializadas em realizar determinadas funções, como correr (for­migas), agarrar e imobilizar presas (louva-a-deus), saltar (pulgas), nadar (besouros-d'água), cavar (paquinhas), etc. O par de antenas, localizado na ca­beça, tem função tátil e olfativa. Os olhos são mui­to diversificados de uma espécie para outra e pres­tam-se à orientação do vôo ou à localização de pre­sas, mas podem estar ausentes em certos cupins e em certas formigas de vida subterrânea.
Os insetos que possuem asas são os únicos in­vertebrados capazes de voar. Essa característica contribui para aumentar sua adaptação à vida ter­restre, facilitando a conquista de novos territórios, a fuga diante do ataque de predadores, o acesso a fontes de alimentos e o encontro de parceiros para o acasalamento. A presença de asas é uma carac­terística exclusiva dos insetos entre os invertebra­dos, mas nem todos os insetos as possuem. É o ca­so dos piolhos e das pulgas, por exemplo.
As peças bucais dos insetos são adaptadas ao seu hábito alimentar, podendo ser utilizadas para mastigar (baratas e gafanhotos), lamber (abelhas), sugar (borboletas) e picar (pernilongos).
O principal excreta nitrogenado produzido pelos insetos é o ácido úrico. Esse excreta é pouco tóxico e praticamente insolúvel em água, fato que determina uma considerável economia hídrica no processo de excreção. Essa característica constitui uma importante adaptação à vida terrestre.
Assim, a capacidade de vôo, a presença de um exoesqueleto quitinoso relativamente imper­meável e capaz de proteger o animal contra a desi­dratação e a produção de ácido úrico como princi­pal excreta nitrogenado são algumas característi­cas que explicam o grande poder adaptativo dos insetos à vida terrestre.
Os insetos e o ser humano: aspectos positivos e negativos
A influência dos insetos na vida humana as­sume formas muito variadas, com aspectos posi­tivos e negativos.

Aspectos positivos — Resumidamente, po­dem-se ressaltar os seguintes aspectos positivos:
- algumas espécies têm papel fundamental na po-linização de flores, com benefícios para a pro­dutividade agrícola; no caso das abelhas, além da polinização, elas fornecem ao ser humano mel e geléia real, utilizados como alimento;
- muitos insetos são usados em controle biológico, auxiliando o ser humano no combate a espécies daninhas à agricultura; é o caso da joaninha, in­seto predador de pulgões, animais que parasitam plantas diversas como o milho e o trigo.
Aspectos negativos — Existem insetos que podem causar sérios danos:
- ataque a plantações, comprometendo a produ­tividade agrícola; é o caso do bicudo, do pulgão, da lagarta-da-soja e da cigarrinha-das-pastagens, entre inúmeros outros exemplos;
- alguns insetos são transmissores de doenças, como as fêmeas dos mosquitos do gênero Anopheles;
- existem insetos que causam prejuízos domésti­cos, como as traças, que roem roupas, e os cu­pins, que devoram a madeira de janelas, portas, etc.

Os insetos liberam substâncias denominadas feromônios, que favorecem a comunicação entre eles. Existem feromônios específicos para a demarcação de trilhas e territórios, para a transmissão de alarme e para o acasalamento, entre outros exemplos. Atualmente, podem ser isolados alguns feromônios sexuais: de espécies daninhas à agricultura; são, então, utilizados como iscas em armadilhas para capturar machos, que são, posteriormente, esterilizados em laboratório. Esses machos estéreis, uma vez soltos, competirão com os machos férteis, não capturados, no processo de acasalamento com as fêmeas. Assim, promove-se uma redução na população dessas espécies daninhas através da diminuição na taxa de natalidade.

Tipos de desenvolvimento dos insetos

Quanto ao desenvolvimento, os insetos classi­ficam-se em ametábolos, hemimetábolos e holometábolos.
Ametábolos (do grego a, 'não'; metabolos, 'mudança') — O ovo eclode e libera um indivíduo jovem com forma semelhante ao adulto; portanto, não há metamorfose, ou seja, mudança de forma. Exemplo: a traça.

Veja a Figura 12.4, sobre o desenvolvimento de um inseto ametábolo:




Figura 12.4. O desenvolvimento da traça, um inseto ametábolo. A traça sai do ovo com forma semelhante à do adulto. Durante o crescimento passa por mudas, trocando o exoesqueleto limitante até atingir a forma de imago (adulta) (www.insectsexplained.com).

Hemimetábolos (do grego hemi, 'metade'; metabolos, 'mudança') — São os insetos com metamorfose incompleta: o ovo eclode e libera uma ninfa, forma jovem ligeiramente diferente da for­ma do adulto e que é destituída de asas e órgãos sexuais desenvolvidos; à medida que as mudas ou ecdises se processam, a ninfa transforma-se na forma adulta, a imago. Exemplo: o gafanhoto.
Abaixo, a Figura 12.5 mos­trando o desenvolvimento de um inseto hemimetábolo:





Figura 12.5. O desenvolvimento de um inseto hemimetábolo. Entre o estágio de ninfa e o de imago ocorrem mudas (www.insectsexplained.com).

Holometábolos (do grego holo, 'total'; meta­bolos, 'mudança') — Trata-se de insetos, como abelha, borboleta, mosca e besouro, com meta­morfose completa: o ovo eclode e libera uma larva (forma jovem totalmente diferente da forma da imago). A larva ingere grande quantidade de ali­mento e realiza mudas até originar a pupa ou crisálida: essa forma sofre profundas transformações, que só terminam quando o inseto alcança a forma adulta.
Veja a figura 12.6 sobre o de­senvolvimento de um inseto holometábolo.






Figura 12.6. O desenvolvimento de um inseto holometábolo. Do ovo eclode uma larva que sofre sucessivas ecdises até atingir o estágio de pupa, ou crisálida, da qual emergirá o imago ou forma adulta (www.insectsexplained.com).

1.1.1.      Crustáceos

O termo crustáceo deriva do latim crusta, que significa 'crosta'. Esses animais possuem um exoesqueleto quitinoso freqüentemente impregnado por sais de cálcio, como sucede com os caranguejos e os siris. São animais predominantemente aquáti­cos, marinhos ou dulcícolas, mas há espécies terrestres, como o tatuzinho-de-jardim, que possui o hábito de enrolar o corpo quando ameaçado.
Veja alguns exem­plos desses artrópodes na figura 12.7.








Figura 7. Exemplos de crustáceos diversos: respectivamente, siri, tatuzinho-de-jardim, lagosta e camarão (www.reef.crc.org.au, citym.org/ue, www.founditemclothing.com e img.quamut.com).

Características gerais dos crustáceos

Analise na Figura 12.8 a morfologia externa de uma espécie de crustáceo e sua estrutura interna.





Figura 12.8. Morfologia externa e interna de uma espécie de crustáceo.

Os crustáceos têm o corpo dividido em cefalotórax e abdome, possuem um número variável de pernas, geralmente cinco pares, e dois pares de an­tenas. Algumas espécies são filtradoras, alimentan­do-se de microrganismos e de detritos orgânicos encontrados em suspensão na água; outras, são carnívoras e se nutrem de animais que capturam ou mesmo de cadáveres em decomposição.

Importância dos crustáceos

Os crustáceos são importantes componentes do zooplâncton, participando ativamente do equilí­brio biológico em ecossistemas aquáticos, onde ser­vem de alimento para outros seres vivos. É o caso dos copépodes, microcrustáceos que nutrem peixes diversos e outros animais, e do krill, também um pe­queno crustáceo que vive principalmente nas águas oceânicas do continente antártico. O krill constitui um dos principais alimentos de animais como certas baleias, lobos-marinhos e peixes diversos.
Lagostas, camarões, siris e caranguejos estão entre os crustáceos de grande interesse para o ser humano, uma vez que são largamente utilizados como fonte de alimento.

1.1.1.     Aracnídeos

Fazem parte desse grupo de artrópodes as aranhas, os escorpiões, os ácaros e os carrapatos (Figura 12.9).
Figura 12.9. Exemplos de aracnídeos diversos: respectivamente, aranha, carrapato, escorpião e ácaro (animal-world.com, www.jccontrol.com.br, www.flightglobal.com e www.csa.com).

Animais de vida basicamente terrestre, os  aracnídeos têm o corpo geralmente dividido em cefalotórax e abdome, possuem quatro pares de per­nas e são destituídos de antenas e de mandibulas.
Vejamos, a seguir, as características particu­lares dos animais deste grupo.

Aranhas

Predadoras de animais diversos, as aranhas apresentam (Figura 12.10):
- no cefalotórax — dois pares de apêndices ao re­dor da boca: o primeiro par é representado pelas quelíceras, estruturas afiadas e pontiagu­das que servem para capturar e paralisar a pre­sa inoculando veneno; o segundo par é repre­sentado pelos pedipalpos, estruturas associadas com a manipulação de alimento, servindo para cortá-lo e mastigá-lo; nos machos, a extremi­dade dilatada dos pedipalpos serve para ar­mazenar espermatozóides e transferi-los para o corpo das fêmeas;
- no abdome — as fiandeiras, estruturas associa­das a glândulas secretoras de fios, com os quais promovem a confecção de teias ou de casulos para ovos.

Escorpiões

Assim como as aranhas, os escorpiões são predadores de animais diversos (Figura 12.11).
No cefalotórax, localizam-se as quelíceras e os pedipalpos. Nos escorpiões, as quelíceras ser­vem para triturar alimento; os pedipalpos atuam como pinças prensoras. Na extremidade do abdo­me, localizam-se as glândulas de veneno, em uma dilatação denominada télson. Essa dilatação é por­tadora do aguilhão, que é a estrutura inoculadora de veneno.

Quando um escorpião é preso em um círculo de  fogo, ele enrola a cauda sobre o próprio corpo, dando a impressão de que tenta se picar, "suicidando-se", conforme crença popular. Enrolar o corpo, na verdade, é conseqüência do ressecamento do ar promovido peIo fogo. Além disso, o escorpião é imune a seu próprio veneno.



Figura 12.10. Morfologia interna de uma aranha (br.geocities.com/hestevesneto).




Figura 12.11. Morfologia externa de um escorpião (www.geocities.com/apotecionegro).

Ácaros e carrapatos

Os ácaros (do latim acarus, 'carrapato') cons­tituem um grupo de grande importância econômi­ca e ecológica para o ser humano, pois se compor­tam geralmente como parasitas de plantas e de animais. Muitas espécies de ácaros, atuando como parasitas de plantas diversas, comprometem signi­ficativamente a produtividade das safras agrícolas.
Outras espécies parasitam animais diversos, inclusive o ser humano. É o caso do Sarcoptes sca­biei, ácaro causador da sarna, e do Demodex folli­culorum, ácaro que se aloja nos folículos pilosos e nas glândulas sebáceas provocando os populares cravos (Figura 12.12).




Figura 12.12. A) Sarcoptes scabiei (www.bayeranimal.com.au); B) Demodex folliculorum (www.worsleyschool.net).


Existem ainda os ácaros que se nutrem de matéria orgânica em decomposição, de pêlos, de penas e de resíduos epiteliais encontrados no am­biente. O Dermatophagoides farinae, por exemplo, é um ácaro microscópico que se nutre de detritos orgânicos encontrados no ambiente, como células epiteliais que se desprendem de nosso organismo. Sua presença é frequente na poeira que pode se acumular sobre tapetes, carpetes, cortinas, roupas de cama, colchões e móveis estofados, entre outros exemplos, constituindo uma das principais causas das alergias respiratórias em muitas pessoas (Figura 12.13).




Figura 12.13. Ácaro do gênero Dermatophagoides, encontrado frequentemente na poeira.

Os carrapatos são hematófagos, sugando o sangue de animais selvagens e domésticos e tam­bém do ser humano. Assim, esses animais podem comprometer a saúde humana, além de provocar prejuízos econômicos consideráveis ao parasitar animais de criação, como o boi, o cavalo e o porco.
O corpo dos ácaros e carrapatos não é dividi­do em cefalotórax e abdome. Nesses animais, o abdome se funde com o cefalotórax.

1.1.1.     Quilópodes e diplópodes

Por apresentarem aspectos semelhantes — como numerosas pernas, corpo alongado e bas­tante segmentado —, esses dois grupos de artrópodes eram antigamente reunidos em uma única classe: a dos miriápodes (do grego myria, '10 mil'; podos, 'pés'), nome que constitui uma alusão exa­gerada ao número de pernas desses animais.
As semelhanças e diferenças entre os dois grupos podem ser analisadas na Figura 12.14 e no quadro abaixo.

Quilópodes

Popularmente conhecidos como lacraias, ou centopéias, os quilópodes são animais terrestres de movimentos rápidos, que vivem em lugares sombreados e se comportam como carnívoros preda­dores de insetos, minhocas e outros animais.
Os quilópodes têm o corpo ligeiramente achatado, dividido em cabeça e tronco longo, e são portadores de um par de pernas em cada anel. Na cabeça, exibem um par de antenas longas e um par de olhos simples. No tronco, o primeiro par de apêndices constitui as forcípulas, estru­turas adaptadas para a inoculação de veneno ca­paz de paralisar suas presas. Embora não seja mortal para o ser humano, seu veneno chega a provocar muita dor.

Diplópodes

Conhecidos com gongolôs, embuás ou pioIhos-de-cobra, os diplópodes são animais que pos­suem movimentos lentos e são herbívoros. O cor­po é cilíndrico e dividido em cabeça, um pequeno tórax formado por quatro segmentos e um abdome longo; possuem dois pares de pernas em cada anel. Na cabeça existe um par de antenas curtas, e não injetam veneno.
Assim como os quilópodes, os diplópodes são dióicos, com fecundação interna.

Quilópodes
Diplópodes
Apresentam movimentos rápidos
Apresentam movimentos lentos
São carnívoros
São herbívoros
Têm um par de antenas longas
Têm um par de antenas curtas
Produzem veneno
Não produzem veneno
Incapazes de enrolar-se
Capazes de enrolar-se em espiral
Corpo mais achatado
Corpo mais circular
Dotados de pernas longas
Dotados de pernas curtas
Menor número de segmentos
Maior número de segmentos




Figura 12.14. Fotografias de um embuá (A) e de uma lacraia (B) e morfologia externa da mesma (C) (http://www.biologia.blogger.com.br).

LEITURA COMPLEMENTAR


Artrópodes terrestres e equilíbrio biológico

 

A imensa diversidade conjunta de insetos e de plantas floríferas não é acidental. Os dois impérios são unidos por intrincadas relações. Os insetos con­somem todas as partes anatômicas das plantas e ha­bitam cada um de seus cantos e recantos. Uma gran­de parcela das espécies de plantas depende dos inse­tos para polinização e reprodução. Derradeiramente, essas espécies de plantas devem aos insetos a sua vi­da, pois os insetos revolvem o solo em torno das raízes das plantas e contribuem para a transformação de tecidos mortos em nutrientes necessários para que as plantas possam continuar crescendo.
Os insetos e outros artrópodes terrestres são tão importantes que, se todos desaparecessem, a humanidade provavelmente não sobreviveria mais que alguns meses. A maioria dos anfíbios, répteis, aves e mamíferos seria extinta mais ou menos ao mesmo tempo. Em seguida, sucumbiria a quase totalidade das plantas floríferas e, com elas, a estrutura física da maioria das florestas e outros ambientes terrestres do mundo. A superfície dos ecossistemas terrestres lite­ralmente apodreceria. À medida que a vegetação mor­ta fosse se acumulando e secando, fechando os ca­nais dos ciclos de nutrientes, outras formas comple­xas de vegetação morreriam. Os fungos, depois de go­zarem de uma explosão populacional de proporções estupendas, declinariam precipitadamente, e a maio­ria das espécies pereceria. O solo retornaria aproxi­madamente à sua condição no Paleozóico, coberto por um emaranhado de vegetação polinizada pelo vento e pontilhado por pequenas árvores e arbustos aqui e ali, praticamente sem vida animal.

Adaptado de: Wilson, E. O. Diversidade de vida. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário